Manu Gavassi, participante do BBB 20, fez uma carta aberta às garotas que crescem com histórias de princesas da Disney. Ela critica o que as histórias ensinam sobre amor e afirma desejar ter sido a última geração que foi criada sob um conceito de amor inadequado.
Concordo inteiramente com Manu Gavassi. Em Cinderela, Branca de Neve e A Bela Adormecida, a mensagem central é a impotência da mulher. O homem, ao contrário, é poderoso. Não só dirige todo o reino, como também tem o poder mágico de despertar a heroína do sono profundo com um simples beijo.
Veja também:
- “Nunca tive orgasmo e tenho me sentido menos mulher por isso”
- “Ele quis dividir a conta do motel comigo! Me senti desrespeitada”
- A mulher se frustra quando o homem broxa?
- 8 coisas que você precisa saber antes de encarar um ménage
No entanto, o mais grave nos contos de fadas é a ideia de que as mulheres só podem melhorar de vida por meio da relação com um homem. As meninas vão aprendendo, então, a ter fantasias de salvamento, em vez de desenvolver suas próprias capacidades e talentos.
A historiadora austríaca, radicada nos EUA, Riane Eisler diz que o reconhecimento de que educar as mulheres para que se concentrem somente em agradar os homens ou na ênfase exagerada à beleza física — ou mais especificamente, padrões de beleza feminina definidos pelos homens — na realidade, se torna um obstáculo para uma relação amorosa satisfatória.
Alguns discordam, dizendo que os contos de fadas são importantes no desenvolvimento das crianças, porque elas aprenderiam a vencer obstáculos, a elaborar conflitos internos… Mas com tantas histórias interessantes que existem hoje, também com conflitos e obstáculos, vocês acham que pais e professores devem continuar contando essas histórias em que as heroínas estão quase sempre em coma?
Como Manu Gavassi defende, histórias de princesas deveriam ser esquecidas? publicado primeiro em https://reginanavarro.blogosfera.uol.com.br/
Sem comentários:
Enviar um comentário