terça-feira, 4 de agosto de 2020

O que é broderagem? Amizade, parceiria ou romance? Descubra!

Veja o conteúdo no site: O que é broderagem? Amizade, parceiria ou romance? Descubra!

E aí, você sabe o que é broderagem? Relativamente novo, o termo surgiu na internet há pouco tempo, mas já vem levantando diversas polêmicas, principalmente entre os homens cisgêneros heterossexuais.

Para alguns, o termo não passa de um sinônimo para amizade entre brothers, os parceiros do dia a dia com quem temos contato mais próximo. Em compensação, outros batem o pé para afirmar que a palavra significa, na verdade, o romance entre homens “heterossexuais” enrustidos.

Como deu para perceber, o assunto é longo, complexo e tem muito o que render. Seja qual for o seu lado nessa discussão toda, o post de hoje é comandado por mim, marido da Dona Coelha, que vim responder todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, do que se trata a broderagem? Para ficar por dentro do tema, acompanhe a leitura e descubra os limites entre amizade, companheirismo e romance no mundo da heterossexualidade masculina. Pronto? Então vamos lá:

Desvendando os princípios da broderagem

Sabe aquele parça que está contigo em todas as horas, te acompanha nas festas, dá conselhos, te apresenta para a galera e é como se fosse um irmão de mãe diferente? O verdadeiro amigo de fé, irmão camarada, como diria Roberto Carlos?

Então, esse cara é o que pode ser chamado de brother (irmão, na tradução do inglês). Todo esse companheirismo despretensioso é um dos principais fundamentos da brotheragem, independentemente de qual seja a percepção sobre a temática.

A relação de amizade e companheirismo entre dois homens cisgêneros heterossexuais (como eu e você) – solteiros ou comprometidos – não deve jamais ser recriminada ou vista como algo errado, sobretudo porque isso faz parte da nossa construção enquanto seres humanos, concorda?

E, além disso, a troca de afeto entre sujeitos masculinos já é vista como um grande tabu pela sociedade – algo que é completamente absurdo, sobretudo quando paramos para pensar em como todos somos merecedores de amor, especialmente as pessoas que nos acompanham pela jornada da vida, como nossos brothers.

principios-da-broderagem

Amigos na brotheragem: companheirismo e afeto

Todo mundo tem aquele parceiro de todas as horas e é sobre esse tipo de relação construída que um dos lados da discussão defende a aplicação do termo brotheragem: a relação de afeto não-sexual entre caras que se consideram e possuem admiração um pelo outro.

Nessa perspectiva, a broderagem é só um neologismo americanizado para falar sobre… amizade! E amizade com certeza é um combo de companheirismo, afeto e intimidade – sem nenhuma pretensão sexual, claro.

Se você chegou até aqui é porque ainda possui dúvidas sobre o uso da expressão, ainda mais por causa de toda a efervescência da internet ao tratar sobre o assunto. Porém saiba que, de uma forma geral, uma grande parte das pessoas utiliza o termo broderagem ou brotheragem como sinônimo de amizade.

A diferença é que ele se refere especificamente à amizade entre homens cisgêneros heterossexuais. O porquê disso é um verdadeiro mistério, então, caso você não se sinta confortável apropriando-se do termo, pode usar o clássico e tradicional “amizade”.

Uns diriam que tudo isso se relaciona àquelas duas palavras que são o temor da maioria dos homens: masculinidade frágil. E é justamente por isso que o blog da Dona Coelha se dedica a desconstruir mais e mais as amarras que nos impedem de sermos totalmente livres, enquanto homens e enquanto pessoas.

Aliás, temos um conteúdo inteiramente dedicado a tratar sobre a masculinidade tóxica. Não deixe de conferi-lo, beleza?

Quando a broderagem vira algo a mais…

Entramos em terreno complicado! Dessa outra perspectiva, há quem reconheça que a brotheragem seja, de fato, sinônimo de amizade, cumplicidade e companheirismo – só que com benefícios extras.

Algo como uma amizade colorida, sacou? E, novamente, não existe nada de errado com esse tipo de relação, já que a nossa sexualidade não é preto no branco e, sinceramente, é experimentando que se descobre.

Portanto, se pintar algum sentimento entre você e seu brother que seja recíproco e vocês estejam a fim de entender o que se passar e saber o que pode ou não rolar, nosso conselho é dialogar e chegar a uma solução apropriada. Vocês podem se surpreender com o resultado!

Mas, então, isso quer dizer que a broderagem é sinônimo de homossexualidade enrustida? A resposta é: não necessariamente. Por um lado, sim, a atração sexual por pessoas do mesmo sexo pode ser indicativo de homossexualidade ou até mesmo de bissexualidade, caso o interesse seja por homens e mulheres.

No entanto, pode ser, também, que o interesse seja exclusivo por aquele brother, e não por homens em geral. Nesse caso, o desejo está mais relacionado à pessoa do que ao gênero dela em si.

Parece confuso? De fato, discussões desse tipo são bem complexas e envolvem diversos fatores, mas, em resumo: quando a broderagem vira algo a mais, seja o sentimento unilateral ou recíproco, isso significa que é a hora de refletir sobre nossa própria sexualidade.

Para mostrar que o assunto não é nenhum bicho de sete cabeças, recomendamos a leitura do post “Orientação sexual: o que é e quais as possibilidades”, aqui mesmo no blog.

me apaixonei pelo meu brother e agora

Me apaixonei pelo meu brother, e agora?

Vamos imaginar que, em algum momento, a relação entre você e seu brother se desenvolva ao ponto de que você comece a sentir-se diferente perto dele. É esse o momento em que você se dá conta de que a então amizade transformou-se em algo a mais.

Nada de pânico, okay? A situação é chata e complicada, mas existem algumas medidas que você pode tomar a fim de evitar prejuízos à relação de vocês. Pelo bem da brotheragem, separamos algumas dicas para você lidar com a situação:

  • Tente afastar-se

Geralmente, a primeira atitude a ser tomada nesses casos é afastar-se. Isso porque o sentimento pode ser uma carência, dependência emocional ou até mesmo obsessão disfarçadas de paixão. Por isso, afastar-se de maneira sutil até que as coisas voltem ao normal é uma das ações que você pode tomar.

Claro que o comportamento defensivo pode ser mal interpretado pelo amigo, por isso, é necessário deixar bem claro que você precisa de um tempo para si e repensar algumas coisas.

  • Conte a verdade

Sim, nós sabemos: nem sempre a coragem para dizer a verdade chega. Porém, é melhor do que sofrer à toa, não é mesmo? Tente ser sincero de uma forma honesta que não seja invasiva ou ofensiva – afinal, você não quer que seu brother se afaste de você.

  • Esteja preparado para rejeições

Caso você tenha resolvido compartilhar o sentimento com seu amigo, tenha em mente que é muito provável que a reação, em princípio, seja algum tipo de rejeição. Nem todo mundo recebe a notícia de forma natural e os fatos podem ser chocantes para ele.

Então, ter em mente que a dinâmica da relação de vocês pode mudar, e é muito provável que vocês se afastem por algum tempo – que pode ser o fator necessário para que você e ele processem os fatos.

De toda forma, saiba que ser sincero é a melhor atitude a ser feita, uma vez que isso representa autocuidado e preservação da saúde mental.

  • Procure ajuda profissional

Falando em saúde mental, nossa última dica é, de todas, a mais importante: procure ajuda profissional! Nada melhor do que poder desabafar com alguém que está preparado para te ajudar de forma ética e segura, concorda?

Então, ao menor sinal de problemas, procure atendimento psicológico – ele serve não somente para esse tipo de situação, mas para quaisquer outros problemas da vida.

E vale lembrar que essas dicas são válidas tanto para homens que estejam em ambos os lados da moeda. Respeito sempre!

Curtiu o nosso conteúdo dessa semana? Fique por dentro de todas as atualizações aqui do blog da Dona Coelha – toda semana tem conteúdo novo! E não se esqueça de acompanhar a Dona Coelha nas redes sociais para mais dicas, explicações e conteúdos sobre o universo do sexo e dos relacionamentos.

Até mais!

> Dona Coelha


O que é broderagem? Amizade, parceiria ou romance? Descubra! publicado primeiro em hhttps://www.donacoelha.com/blog/

Sem comentários:

Enviar um comentário